2 ANOS DE VIGÊNCIA DA GDPR

No dia 25 de maio de 2020 a GDPR (Regulamento Europeu de Proteção de Dados), completa dois anos desde a sua entrada em vigor.

É uma data muito importante, pois temos acompanhado diversas empresas estão sendo multadas devido aos vazamentos de dados e alguns pareceres polêmicos.

De acordo com um estudo que foi desenvolvimento pela Check Point Software Technologies, empresa de cibersegurança mostra que muitas empresas ainda não estão totalmente em conformidade com a GDPR. De acordo com esse levantamento, 40% das companhias estão parcialmente em compliance com a norma ou estão apenas no inicio da adaptação da GDPR.

O estudo entrevistou mil CTOs, CIOs, gerentes de TI e gerentes de segurança da França, Alemanha, Itália, Espanha, e Reino Unido para entender como essas empresas europeias abordaram os requisitos da GDPR. Esse levantamento mostrou que 60% dos entrevistados informaram que os seus negócios já adotaram por completo todas as medidas da GDPR. Há ainda um outro dado muito preocupante: 4% estão no início do processo de conformidade.

O levantamento procurou entender a percepção das empresas sobre o impacto da GDPR nas relações de consumo. De acordo com o estudo, 75% das organizações acreditam que esta lei teve um impacto benéfico na confiança do consumidor. Além disso, 73% asseguraram que aprimoram os dados dos seus clientes.

O mesmo estudo apontou ainda alguns dos investimentos feitos pelas empresas para a adaptação a LGPD. Abaixo segue o que as empresas informaram:

– Adoção padrão de medidas de segurança (44%);

– Promoção de ações de formação para funcionários, para aumentar o seu conhecimento dos riscos de segurança de dados (41%) e;

– Implementação de um sistema de controle de acessos e de encriptação (41%).

O investimento das empresas no compliance da GDPR foi outro ponto de destaque do levantamento. Houve um aumento de investimentos: 27% dos entrevistados investiram US$ 55 mil a US$ 165,3 mil, os quais apresentaram um retorno (ROI) em forma de benefícios como aumento da confiança do consumidor e em maior segurança dos dados.

Abaixo temos uma imagem da ANPPD (Associação Nacional de Profissionais de Privacidade de Dados) que mostra um pouco a importância para as empresas em estarem em compliance com a GDPR e a nossa LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) para que tais multas não ocorram.

O que se torna claro com este artigo é que muitas das organizações fizeram um grande avanço ao implementar todos os passos necessários para se tornarem em conformidade com a regulamentação. E alguns deles já perceberam os benefícios positivos desta adoção. Mas, ainda existem um grande conjunto de empresas onde há muito a ser feito.

Por: SecExperts

Fonte: Consumerista

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