ATAQUES CRESCEM COM COVID-19

Em isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, o recurso da internet vem crescendo com finalidade como o uso do teletrabalho, a comunicação com parentes, amigos e colegas, a busca por informações e momentos de lazer no consumo de músicas e vídeos. Com isso, é preciso aumentar também os cuidados para evitar acessos indevidos, entrada de vírus ou golpes aplicados pela web, para garantir a segurança das informações.

Os sistemas de segurança passaram a ser um dos principais alvos dos hackers e já totalizam um aumento de 238%, segundo a Allot.

No Brasil, mais de 90% dos bancos tiveram de adotar o formato de trabalho remoto e, desde então, passaram a enfrentar várias tentativas de ciberataques, especialmente por malwares.

Segundo a Allot, com a pandemia as técnicas dos hackers estão sendo aperfeiçoadas, elevando a necessidade de monitoramento e controle de sistemas. Entre eles estão o uso de engenharia social que é equivalente a 80% dos golpes no mercado e táticas mais avançadas para explorar não apenas o fator humano, mais também elos fracos de processos e tecnologias em uso pela cadeia de suprimentos.

Em meio a tantas informações sobre o aumento de ataques no formato de trabalho remoto, o que podemos fazer para estar o mais preparado possível?

CUBRA O BÁSICO

Existem algumas coisas fáceis e importantes que você pode e deve fazer em sua vida profissional e pessoal para ajudar a manter-se seguro.

Exemplo: Verifique se você está usando senhas fortes e escolhendo senhas diferentes para cada conta. Use autenticação de dois fatores em qualquer local que seja oferecido.

Segundo pesquisas os funcionários configurando várias novas contas para vários serviços remotos de trabalho, como compartilhamento de arquivos e reuniões virtuais, é especialmente importante que eles usem senhas fortes e exclusivas. E isso se estende ao seu equipamento doméstico: se você estiver usando a senha padrão que acompanha o seu roteador, altere-a. Os hackers adoram senhas padrão.

Mantenha sempre as atualizações de software, eles geralmente vêm com patches de segurança para vulnerabilidades recém-descobertas, você também pode configurar seu computador para atualizar automaticamente, para obtê-los o mais rápido possível.

Tome muito cuidado com o Freeware, uma das coisas mais arriscadas nas pequenas e médias empresas é o uso de serviços gratuitos para lidar com informações confidenciais, como compartilhamento de arquivos ou teleconferências.

Use uma VPN, uma rede virtual privada, cria uma conexão privada através de uma rede pública, algumas VPNs permitem que os funcionários remotos se conectem diretamente ao servidor ou intranet do escritório físico por meio da conexão doméstica à internet. Pense nas VPNs como túneis seguros entre os dois. Naturalmente, à medida que mais pessoas trabalham em casa o uso da VPN aumenta durante a pandemia, mas o mesmo ocorre com os ataques às VPNs, portanto embora as VPNs sejam certamente úteis, elas não são infalíveis.

Existem VPNs de consumidor que anonimizam toda a sua atividade na internet, roteando-a primeiro através de um servidor e criptografando-a antes de sair para a internet. Se você passa muito tempo na internet trabalhando, tornar essa atividade o mais privada possível é geralmente uma boa ideia.

Considere comprar algum software de segurança, este deve ser óbvio, mas nem sempre é, outras boas medidas são verificar os filtros de URL que bloqueiam o acesso a links ou sites suspeitos, proteções de navegador, e é claro um antivírus que esteja sempre atualizado.

Inevitavelmente, você deve pensar na segurança do seu escritório e em casa em termos gerais, bem como essas especificidades. Não basta fazer uma dessas sugestões para proteger sua vida profissional, experimente várias. Os especialistas em segurança recomendam uma pilha ou camadas de segurança para que você crie algumas redundâncias em todo o sistema, mesmo o melhor programa anti-malware não pode garantir que você não seja invadido, mas ter várias salvaguardas em vigor significa que pode pegar ou impedir um ataque ou vulnerabilidade que os outros perderam.

Por: SecExperts

Fonte: Minutodasegurança 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *